A ética e o consumismo, impactos no meio ambiente - Por Maria de Fátima


Consumo é o ato de consumir, necessário aos seres humanos, esse consumo pode ser essencial ou supérfluo.

Consumidor é” toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.

Quando falamos de consumismo, estamos nos referindo ao excesso, compras exageradas de coisas que geralmente não se necessita. A Ética é o cultivo de bons hábitos, aos quais tentamos ser fiéis, mas ao nos desviarmos desse caminho ético, nos alienamos e passamos a ouvir o marketing das empresas e os apelos publicitários, assim como as mídias sociais.

A felicidade fica atrelada ao “ter”, todos têm;

Eu também preciso ter;

Onde na realidade eu não preciso.

Somos induzidos e levamos nossas crianças, mesmo sem querer, a esse mundo da cadeia capitalista moderna, um consumismo que se não formos cuidadosos, se torna compulsivo, descontrolado e sem nenhum senso crítico e consciência social, política ou ambiental. Deixando de ser uma coisa simples e se tornando uma síndrome de nome Diógenes, nome patológico atribuído ou dado às pessoas que tem tendência ao acúmulo compulsivo de coisas, objetos, lixos e etc.

Falando assim, parece simples e fácil de controlar, mas a pessoa que se encontra nessa situação não aceita o fato, nem tão pouco um tratamento, exige muita persistência dos amigos e familiares.

O consumismo está diretamente ligado aos problemas ambientais, principalmente devido ao descarte de objetos que se tornam obsoletos, levando as pessoas a trocarem com mais frequência coisas que ainda são úteis e descartando-as sem nenhum cuidado, causando prejuízos ambientais nos períodos chuvosos como o entupimento das canaletas, córregos e riachos, como no período de seca, contribuindo para a poluição visual e poluição do ar e do solo.

Visando um consumo consciente, devemos levar em conta os impactos que a compra desnecessária pode causar ao nosso meio ambiente e seu possível descarte. Escolhendo com sabedoria as empresas com as quais faremos qualquer contato, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental. Questão essa que muitas vezes não se dá a devida importância.

PENSE NISSO!!!

32 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo