Buscar
  • Élpis

HopeNews da semana


Olá Hopers, como estão?


Hoje vim com notícias literárias da semana.


Vamos iniciar falando sobre o ISBN.

Saiu há uns dias que a Biblioteca Nacional não tomaria mais conta da emissão dos ISBN, passando para a CBL.

O que causou o auê, foi que a BN encerraria as atividades agora no dia 30/01, mas a CBL iniciaria os serviços apenas em março, ou seja, os editores ficariam 1 mês sem o serviço.


"Uma verdadeira operação de guerra foi montada para que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Metabooks conseguissem encontrar uma solução para um grande problema que atormentou os editores nas últimas semanas. Desde que as fundações Biblioteca Nacional e Miguel de Cervantes anunciaram que antecipariam o fim das operações de emissão do ISBN, a entidade e a empresa de origem alemã, colocaram na rua um plano emergencial para evitar que os editores ficassem um mês sem conseguir emitir o número identificador de livros.

A previsão inicial era que a CBL e a Metabooks ó assumissem o serviço no início de março, mas agora, passarão a oferecer o serviço a partir do início de fevereiro, cobrindo a janela que seria deixada pela BN/Miguel de Cervantes.

No entanto, será necessário a realização de um novo cadastro, que será gratuito. Para realizar o pré-cadastro, clique aqui.


Relembre o caso


Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional é a responsável no Brasil pela emissão do ISBN, número que identifica internacionalmente um livro. Numa ação de praxe, a Agência Internacional do IBSN abriu concorrência para a renovação do contrato. A Biblioteca Nacional não se candidatou, o que abriu caminho para que a CBL o fizesse. Depois de um longo período de negociação, com reuniões nas últimas feiras de Londres e Frankfurt, a CBL conquistou o contrato.

Para a operação do serviço, a Câmara elegeu a Metabooks. A empresa irmã da Feira do Livro de Frankfurt e subsidiária da Associação Alemã de Editores e Livreiros já faz a operação na Alemanha e o know how adquirido lá será aplicado aqui.

O acordo fechado entre a Agência Internacional, Biblioteca Nacional e CBL previa que o serviço seria mantido pela BN até o último dia de fevereiro e que a CBL assumiria no primeiro dia de março. Não haveria, portanto, interrupção do serviço.

No entanto, no início da semana passada, a BN emitiu um comunicado em que dizia que anteciparia o fim dos serviços para o próximo dia 31. A medida pegou editores e os novos concessionários de surpresa. (Notícia tirada do site da Publishnews)"


Agora vamos falar das Tretas da semana

Saiu nas redes essa semana duas "tretas"literárias.


A Primeira foi sobre Divulgação Premiada, ou DP para os mais íntimos.

Acontece que veio a público uma prática que muitos dizem não saber (mas a gente sabe que sabia sim), sobre ranking da Amazon.

Grupos de autores em redes sociais, oferecem de um simples marcador até dinheiro e prêmios como Kindle, para leitores que: passam páginas no kindle (para subir em ranking), avaliam livros e divulgam nas redes. Além de bônus por uma quantidade X de páginas lidas na semana/mês.

Alguns autores saíram na defensiva, outros no ataque...

A chefa não autorizou meu posicionamento quanto ao caso.

Mas quero saber de você, o que acha?

Vale tudo por um ranking?

DP é trapaça e ilusão de falso sucesso?

A Segunda treta, foi sobre uma caça às bruxas de livros e autores que escrevem "dark".

Disseram estar rolando até uma lista (a qual não vi e nem tive acesso), com nomes de autores e livros a serem evitados, pois romantizam crimes, geralmente praticados contra a mulher.

Não é de hoje que a literatura Dark é Tabu.

Acredito que: ninguém é obrigado a ler; E se tem no mercado é porquê tem público.

Convenhamos que alguns autores e leitores gostam de problematizar tudo...

(Vou parar por aqui, pois não posso expressar verdadeiramente o que penso).

Já leram dark?

O que acham dessa caçada? Verdade ou marketing para chamar atenção para o gênero?


Gente então é isso!

Hoje é sexta-feira, dia de maratonar as séries e aproveitar o fim de semana para colocar as leituras em dia.

Lerei algum livro da Nora Roberts, pois fiquei sabendo que ela paga bem...




Beijocas sabor Heineken®, pois amamos uma coisa importada.


Élpis, ou somente El...

0 visualização

19 99920-5213

©2020 por GRUPO EDITORIAL HOPE.