Opinião - Por Gelson Donisete


Opinião, até onde ela importa?

Primeiro vamos pegar alguns conceitos de opinião:


· Modo de pensar; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa; parecer ou ponto de vista: não tenho opinião sobre esse assunto.

· Demonstração de um pensamento pessoal em relação a algo ou alguém; avaliação.

· O que se diz sem comprovação, fundamento ou confirmação: sua opinião não comprova os fatos.

· Ponto de vista regulamentado; juízo formado; conceito: não se deve dar uma opinião sem conhecer o assunto.


Pelo que percebemos, opinião é algo particular, próprio da pessoa que emite, nem sempre tem fundamento e é algo relativo, pois sobre um mesmo assunto pode se ter várias opiniões diferentes, agradáveis e desagradáveis, corretas e incorretas, educadas e mal-educadas, com senso crítico ou senso comum e por aí vai...

Cito agora Epicteto, filósofo que foi escravo por um tempo e embora nada tenha escrito, seus ensinamentos nos chegaram por via de um aluno que os compilou no livro intitulado O Manual de Epicteto. Diz ele: “Algumas coisas estão em nosso poder e outras não. Em nosso poder estão: a opinião, o movimento que fazemos em direção a algo, o desejo, a aversão, nosso afastamento de algo; e resumindo “quaisquer ações que sejam puramente nossos atos”. Não estão em nosso poder: o corpo, a propriedade, a reputação, os cargos, e em resumo: “tudo aquilo que não é nosso próprio ato””.

Visto assim, qual a importância que damos à opinião alheia? Cabe a nós decidirmos.

Se a opinião é algo particular e que está fora do meu alcance, qual o motivo para que ela me domine e me faça algum mal ou bem? Caberá a mim decidir, posso simplesmente fazer o exercício de ler, ou ouvir, a opinião e, após isso, dar a importância que achar relevante a ela.

O que não está ao meu alcance não devia me afetar, pois não pertence a mim.

Enfim, cabe a cada um decidir aquilo que poderá afetá-lo, e a opinião é uma das coisas que decidimos se importa ou não, em que grau e em qual circunstância devemos levar em conta.

(Este é um pequeno texto, ensaio, sobre o tema de um livro que estou preparando sobre Opinião, embasado, influenciado pelo pensamento estoico)

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um universo incrível espera por você.

#SEJAHOPE

19 99920-5213

©2020 por GRUPO EDITORIAL HOPE.