top of page

10 exercícios de escrita criativa

Por Jéssica Milato

1 - À volta do mundo Já pensou em viajar sem sair da cadeira? Entra nesta página e gire a roleta. Quando tiver o país de destino, veste a pele de um turista e regista as tuas impressões e aventuras mais estranhas. Marca dez minutos no temporizador e seja criativo.

2 - Poesia escondida Não é um clichê, a poesia está mesmo em todo o lado. Não acredita? Arranca uma página de um livro que não se importe de inutilizar - em alternativa pode usar uma página de revista ou jornal -, enquadra palavras espalhadas no texto que, juntas, formem um verso. Decore a folha como a imaginação mandar. Pode se inspirar aqui.


3 - O mundo mudou Um dia, um vírus potencialmente letal invade o mundo e você pode ser uma das suas vítimas. Como seria a vida sob esta ameaça? Soa familiar? A tua visão é única, coloque-a num papel.

4 - Uma carta para o futuro Escreva uma carta para a pessoa que será no futuro. Define dez minutos no temporizador e deixe fluir as palavras, não pare para pensar. Escrever sem interrupções - nada de procurar sinônimos ou corrigir a pontuação - é um dos exercícios de escrita criativa mais eficazes.

5 - A minha janela Qual é a vista mais inspiradora a partir da tua casa? Lembra-te que a atenção plena aos detalhes pode dar azo a temas inusitados. Descreva, em duzentas palavras, o que observa da tua janela e no teu coração.


6 - Leitura de imagem

Observa a imagem acima. Que emoções te transmite? Consegue escrever um texto criativo a partir da sua leitura? O exercício de leitura de imagem é poderoso e pode ser feito com qualquer fotografia que escolha. Entre no Pixabay ou no Pexels, por exemplo, e escolhe as fotos que preferir. Um exercício a repetir.

7 - Palavra aleatória Entre neste site e clique no botão para gerar uma palavra aleatória. Se quiser complicar, escolha três. Usa-a(s) num texto de trezentas palavras.

8 - A minha biblioteca Acreditando que tem mais de dez livros na tua biblioteca pessoal, sugiro que vá à estante e retire o décimo livro. Abra-o na décima página e encontre a décima palavra. Escreve um micro conto de dez linhas onde inclua a palavra selecionada.

9 - Diálogo Uma criança de oito anos e um piloto de aviões encontram-se num casamento. Escreva um diálogo entre os dois. Para construir uma conversa credível terá de vestir a pele de ambos.

10 - A primeira vez Descreva uma primeira experiência. Fuja dos clichês, como o primeiro beijo. Se atreva a descrever uma situação incomum que tenha vivido.

Espero que se divirta ao fazer estes exercícios. Boa escrita!


302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FloreSer!

bottom of page