COMO SER UM ESCRITOR MOTIVADO?
- Editorial Hope

- 30 de jul.
- 2 min de leitura
POR: RAQUEL MORELLI PAIXÃO

Há uns meses, propus uma reflexão sobre a desmotivação na escrita.
Hoje, gostaria de fazer o contrário: falar sobre a motivação do escritor.
Em primeira análise, vou deixar claro que não existe uma fórmula mágica de escrita que funcione com todo escritor.
Se você conhece algum manual assim, por favor, compartilhe comigo. Serei a primeira a querer, sério!
Porém, venho observando que para um escritor se manter motivado, existem alguns pilares que talvez sejam universais no mundo da escrita: a constância, o público e o aprimoramento.
Para estarmos motivados, enquanto escritores, creio que a constância da escrita é o que mais favorece nosso trabalho. Como disse no outro texto, não adianta ter só boas ideias e nada concreto. Portanto, acredite em mim: a sua escrita deve ser o principal motivo para você continuar motivado a escrever. Invista nela. Escreva constantemente.
Sabe a história do “de grão em grão…”? Então…
O segundo pilar é seu público. Saiba para quem você escreve e foque nisso. Feedbacks são sempre bem-vindos, desde que sejam respeitosos e desde que faça sentido para você também, claro. Ouvi certa vez: “Não aceito críticas construtivas porque não estou querendo construir nada”. Amigo escritor, você está construindo, sim! Está construindo sua carreira e seu sucesso (ou não). Palavra por palavra, capítulo por capítulo, história por história.
Absorva, portanto, as críticas; aprenda a filtrar o que realmente é relevante do que aquilo que só veio para atrapalhar, e continue se aprimorando. Por você e para você.
Aprimorar a escrita é trabalhoso. Eu, por exemplo, sou enérgica e tenho o raciocínio muito rápido. Gosto de objetividade nas cenas. Portanto, descrições sempre foram meu fraco na escrita. Sim, aceito e reconheço. Perfeição não existe. Todos temos pontos fortes e aquilo que podemos melhorar, sem dúvidas. Não sejamos hipócritas.
Então, estude muito, busque conhecimentos e opiniões e invista em si mesmo enquanto escritor pelo bem de sua escrita (e de sua carreira). Evolua! O processo de evolução não é fácil e não é rápido. Mas depende de você.
Sue a camisa e vá!
Por fim, esteja motivado a buscar sua constância de escrita, formar seu público e investir no aprimoramento.
Certamente, outros pilares dentro de você te motivam a escrever. Então, quais são eles? O que te motiva? Pergunte a si mesmo diariamente e não deixe sua construção desmoronar. Sucesso!


Comentários